O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou esta segunda-feira que o Governo vai avançar com a elaboração dos projetos para a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre Aveiro e Salamanca.
A declaração foi feita em conferência de imprensa, após uma reunião de trabalho dedicada ao Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico, que decorreu em Aveiro.
Segundo o ministro, os projetos serão desenvolvidos em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), as Comunidades Intermunicipais e os municípios da região Centro. Miguel Pinto Luz sublinhou, contudo, que o modelo de coinvestimento “ainda não está fechado”.
Durante o encontro foi também entregue ao governante a Declaração Regional Conjunta para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico Europeu, assinada em abril, na Guarda, por autarcas e presidentes das comunidades intermunicipais da região Centro.
O objetivo é reforçar a importância estratégica da ligação ferroviária entre Aveiro, Viseu, Guarda e Salamanca, com possível extensão até Madrid e França. A proposta enquadra-se no Corredor Atlântico Europeu e prevê a circulação de comboios de alta velocidade, com velocidades até 250 km/h.


