A Câmara Municipal de Seia vai reabilitar a antiga Escola Básica do 1.º Ciclo de Sazes da Beira, convertendo o edifício numa unidade residencial temporária destinada a pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social.
A intervenção, com um valor base de 179 mil euros, prevê a criação de quatro apartamentos T1 de transição, que irão integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT). O anúncio do concurso público foi publicado esta segunda-feira, em Diário da República, e estabelece um prazo de 250 dias para a execução da obra. As propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 24 de julho.
O edifício escolar, atualmente desativado, é composto por rés-do-chão com duas antigas salas de aula, instalações sanitárias, dois vestiários e uma área de telheiros. A reabilitação incidirá essencialmente no interior e na zona exterior coberta, sendo preservadas todas as fachadas, de forma a manter a traça original do imóvel.
O objetivo da autarquia é dotar o espaço das condições necessárias para acolher temporariamente pessoas adultas em situação de carência, através de unidades habitacionais independentes, compostas por quarto, sala/cozinha e casa de banho. O alojamento será de caráter transitório, com vista ao encaminhamento dos beneficiários para soluções sociais mais permanentes e adequadas.
O projeto integra-se na BNAUT — programa promovido pelo Governo português para dar resposta imediata a situações de emergência habitacional. A iniciativa visa fomentar a inclusão, a proteção social e a autonomia de pessoas em risco, combatendo desigualdades e promovendo a dignidade humana em contextos de fragilidade.


