Antena Livre

Câmara de Fornos de Algodres instala novos oleões no concelho

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres, em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, procederam à remodelação e instalação de novos oleões no concelho.

A autarquia liderada por Manuel Fonseca procedeu ao alargamento da rede de oleões a nível concelhio. A medida surgiu em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

Com esta parceria a Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a PRIO TOP LEVEL “pretendem criar uma rede de pontos de recolha de óleos alimentares usados com o objetivo de satisfazer as necessidades dos Municípios e, dar um novo passo para a sustentabilidade ambiental do concelho de Fornos de Algodres”.

“A eliminação dos óleos alimentares usados (OAU), em locais não apropriados, através dos coletores urbanos, dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais”, refere o município Fornense.

Em comunicado, a autarquia refere ainda que a “reciclagem de OAU, concretamente para produção de biocombustível, constitui uma importante mais-valia no atual contexto das políticas energéticas nacionais e comunitárias”.