Câmara de Seia atribui mais de 110 mil euros a associações culturais do concelho

17 Jun 2025 | Notícias

A Câmara Municipal de Seia aprovou, na mais recente reunião do executivo, a atribuição de apoios financeiros a 20 associações culturais do concelho, num investimento global de 110.750 euros. Os subsídios destinam-se a apoiar os planos anuais de atividades apresentados por estas entidades.

Na área da Etnografia e Folclore, quatro agrupamentos foram contemplados com um total de 22 mil euros. O Rancho Folclórico de Seia, “Os Pastores de São Romão” e o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira recebem seis mil euros cada, enquanto o Rancho Folclórico Estrela D’Alva, de Vila Cova, recebe quatro mil.

No domínio do Canto, o Orfeão de Seia e o Orfeão Estrela da Serra, de São Romão, vão beneficiar de um apoio total de sete mil euros. Já na área de Cantares e Instrumentos, o apoio global de 15 mil euros foi distribuído por seis grupos: Associação Musical e Juvenil de Tourais, Tuna de Figueiredo, Associação de Cultura da Folgosa da Madalena, Concertinistas da mesma localidade, Grupo de Cantares ‘Casa Velha’ de Santiago e Grupo de Concertinas do Rancho Folclórico de Paranhos da Beira.

As Bandas Filarmónicas do concelho vão receber um total de 37.500 euros. Foram contempladas a Banda Academia de Santa Cecília (São Romão), Filarmónica 1.º de Janeiro (Carragozela), Banda Torroselense Estrela d’Alva (Torroselo), Sociedade Musical Estrela da Beira (Santa Marinha) e a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense (Loriga).

Este ano, a autarquia introduziu um novo apoio para despesas com deslocações das associações, no valor de 29.250 euros. Entre os beneficiários estão, com 2.750 euros, os ranchos de Seia, São Romão e Paranhos da Beira. Com apoios de dois mil euros foram contempladas diversas coletividades, entre as quais os dois orfeões, grupos de concertinas e cantares, e também a Tuna de Figueiredo. As cinco bandas filarmónicas recebem ainda um apoio adicional de mil euros cada.

A Câmara justifica esta aposta no movimento associativo, sublinhando o seu papel fundamental na preservação da identidade local, valorizando o património musical, etnográfico e cultural do concelho.

Na mesma sessão, o executivo aprovou ainda uma comparticipação de dois mil euros para a Festa do Solstício, em Alvoco da Serra (20 a 22 de junho), e de mil euros para a Associação de São João Baptista da Folgosa da Madalena, promotora da Romaria dos Rebanhos. O Conservatório de Música de Seia também foi contemplado com 2.250 euros para apoiar o 1.º Intercâmbio – Encontro de Flautas de Bisel e o Curso de Verão.

Partilhar: