Antena Livre

Celorico da Beira e Gouveia investem 200 mil euros em centro de recolha de animais

Os municípios de Celorico da Beira e de Gouveia vão investir cerca de 200 mil euros na criação de um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais, que será comum aos dois concelhos, foi hoje anunciado.

Os executivos das duas autarquias do distrito da Guarda já aprovaram o protocolo, que será celebrado em breve, com vista à criação do equipamento que pretende dar “uma resposta adequada à problemática dos animais abandonados e errantes” na região.

Fonte da autarquia de Celorico da Beira disse hoje à agência Lusa que o futuro Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal São Francisco de Assis, vai ser criado no espaço de uma antiga estação de tratamento de águas residuais daquela vila, que “já está desativada há muito tempo”.

A intervenção está estimada em cerca de 200 mil euros e as duas autarquias vão apresentar uma candidatura intermunicipal a um programa de financiamento para execução da obra.

O equipamento, que terá cerca de 2.000 metros quadrados de área de construção e uma capacidade de acolhimento para 100 cães, contempla a criação de 25 ‘boxes’ de canil, gatil e uma ‘box’ para animais de outras espécies, receção, sala de esterilização com recobro, consultório, anfiteatro para ações de sensibilização de visitantes e hotel canino, entre outros espaços.