Antena Livre

CIMBSE lança marca “Serra da Estrela” para promover território

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela lançou ontem a marca “Serra da Estrela” para promover o território de forma organizada junto dos operadores turísticos.

“O objectivo é ter a oferta sistematizada e organizada, para podermos promovê-la, para a podermos transportar para junto dos operadores turísticos para capitalizarmos a vinda de mais turistas, de mais público, para estes territórios, sob esse chapéu da marca Serra da Estrela”, disse o presidente daComunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela , Luís Tadeu.

A apresentação oficial decorreu em Lisboa, numa sessão que contou com a presença da ministra da Coesão territorial, Ana Abrunhosa, entre outros responsáveis.

A marca abrange todo o território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e “será trabalhada como chapéu de todo o conjunto de acções e de iniciativas que vão decorrer e já decorrem”.

“É uma forma de organizadamente fazermos a promoção de todos esses eventos e ao promovermos os eventos estamos a promover, obviamente, o território”, sublinhou.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela , é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Luís Tadeu disse à Lusa que a partir de terça-feira a marca ‘Serra da Estrela’ e “todos os elementos que lhe estão associados” serão “bandeira obrigatória na promoção de todos os eventos, em articulação com todos os agentes ligados à área do turismo, para a promoção do território e dos eventos que ele encerra e das riquezas próprias”.
A marca será promovida na próxima semana na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), indicou o autarca, que também é presidente do município de Gouveia, no distrito da Guarda.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela refere em comunicado que a marca “Serra da Estrela” tem como objectivo “construir uma identidade e linha de comunicação agregadora”, que permita, ao mesmo tempo, “potenciar a sub-região como um todo e promover o património natural e cultural único existente, assim como potenciar o crescimento de fluxos turísticos no país”.