Já são conhecidos os 23 melhores queijos de Portugal, escolhidos no âmbito do Concurso Queijos de Portugal 2023 realizada pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.
A concurso estiveram 172 queijos nacionais de diferentes categorias, naquela que é a principal competição técnica de queijos a nível nacional. Todas as categorias foram premiadas, tendo sido atribuídos 23 títulos de “melhor queijo” e 45 menções honrosas.
O Queijo de Cabra (cura prolongada) “Conde de Vinhó”, da Queijaria da Caramuja, no concelho de Gouveia, é considerado o melhor queijo de cabra de 2023.
O Queijo de Ovelha (amanteigado) “Vale do Côa”, da Lacticôa, em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, foi considerado o melhor queijo de ovelha amanteigado.
O requeijão de cabra “Quinta da Rigueira”, da Queijos Quinta da Rigueira, em Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, venceu o concurso nacional naquela categoria.
Para a região vieram ainda sete menções honrosas. O Queijo de Ovelha (amanteigado) “Seia”, o Queijo de Vaca (cura normal) “Seia”, o Requeijão (ovelha) “Seia” e o Requeijão (mistura) “Serras de Penela”, todos da Queijos Tavares, em Carragozela, foram distinguidos com menção honrosa.
Foram também contemplados com o mesmo galardão o Queijo de Ovelha (cura prolongada) “Vale do Côa”, da Lacticôa, o Queijo de Mistura (cura normal) “Dão Sebastião”, da LactoSerra, em Valverde, no concelho de Aguiar da Beira, e o Queijo de Cabra (cura prolongada) “Quinta da Rigueira”, da Queijos Quinta da Rigueira, em Meruge.
A competição foi realizada em regime de prova cega, por jurados experientes de proveniências diversas, nomeadamente, representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social, informa a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.
O Concurso Queijos de Portugal é considerado como a principal competição técnica de queijos a nível nacional e visa, essencialmente, contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria de queijo, bem como impulsionar e promover a qualidade do queijo fabricado em Portugal.