Antena Livre

Festas do Senhor do Calvário de 8 a 10 de agosto

As Festas do Senhor do Calvário, também conhecidas como “Maior Romaria das Beiras”, realizavam-se de forma ininterrupta desde 1893. No entanto, como é sabido, fruto da pandemia COVID-19, não poderão ser realizadas nos mesmos moldes, com atividades que promovam aglomerações e ajuntamentos de um grande número de pessoas.
Ainda assim, o Município de Gouveia, reconhecendo a importância das celebrações para a cidade e para o concelho, irá assinalar as festividades procurando, apesar de tudo, manter e unificar o culto religioso, a tradição, a memória e a cultura.

Nesse sentido, as Festas do Senhor do Calvário 2020, serão assinaladas, de 8 a 10 de agosto, de forma alternativa e inovadora, com a difusão de uma vasta grelha de programação, que terá como principal objetivo homenagear os momentos mais icónicos das Festas do Senhor do Calvário.

A difusão dos conteúdos audiovisuais será feita através de um canal corporativo do Município de Gouveia, criado para o efeito, denominado “Gouveia TV”, que irá transmitir através das seguintes plataformas:
Televisão: através do “MEO Kanal” com a designação “GOUVEIA TV”, ao qual poderá aceder premindo o botão “verde” do comando e registando a numeração “6290”, na MEO box;

Computador, Tablet ou smartphone, acedendo a http://kanal.pt/#!6290

Rede social facebook: através da página oficial do Município de Gouveia

Plataforma de partilha de vídeos YouTube: no canal You Tube do Município de Gouveia.

A programação da Gouveia TV, nos dias 8 de agosto (sábado), 9 de agosto (domingo) e 10 de agosto (segunda-feira, feriado municipal), irá dedicar-se a transmitir uma vasta grelha de programação dedicada à história da cidade e do concelho e à promoção do território, da gastronomia, do património natural, cultural, histórico e religioso e da dinâmica do associativismo local.

A abertura do canal “Gouveia TV” irá ocorrer no sábado, dia 08 de agosto, pelas 10h00 e o primeiro programa a ser exibido será uma entrevista realizada à Comissão de Festas do Senhor do Calvário da década de 60. Trata-se um testemunho vivo sobre como Francisco Cardoso, Fernando Almeida e Eduardo dos Santos Duarte, componentes das Comissões de Festas do Senhor do Calvário durante esse período, promoveram a organização da “Maior Romaria das Beiras”.

As tradicionais Saudações à Cidade pelas diferentes filarmónicas do concelho serão assinaladas com atuações previamente gravadas em localizações das respetivas freguesias. Irão assim atuar, durante estes três dias, com transmissão em diferido, a Filarmónica Gratidão Riotortense, a Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra, a Associação Cultural e Recreativa da Banda de Vila Nova de Tazem, a Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” e a Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.

Será transmitida, de forma diária, a rubrica “Conhecer Gouveia pelo Património, com Joel Correia”, uma visita guiada à história da cidade de Gouveia, partindo do seu património histórico, cultural e religioso, com o acompanhamento entusiástico e a narração cientificamente rigorosa, do arqueólogo do Município de Gouveia, Joel Correia.

A entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2020 será transmitida no sábado, dia 8 de agosto, às 17h00, naquela será a primeira transmissão em direto da Gouveia TV.

As Eucaristias irão realizar-se de forma presencial, porém com as atuais restrições por motivos de saúde pública, nos dias 8 de agosto (sábado) às 19h00, 9 de agosto (domingo) às 11h30 e 10 de agosto (segunda-feira) às 19h00, podendo e também ser acompanhadas através da “Gouveia TV.”

Para assinalar aquele que seria o XLV Festival Internacional de Folclore de Gouveia, o programa “Sem Festival, mas o Folclore continua”, que surgiu de uma colaboração entre o Rancho Folclórico de Gouveia e o Município de Gouveia, será transmitido às 22h00 de sábado, dia 9 de agosto.

“Noites do Calvário – DJ Set”, espaço onde alguns dos valores da música eletrónica do concelho irão poder demonstrar alguns dos seus dotes a todos os apreciadores do género, irá encerrar a programação do canal em todas as noites destes três dias.

A manhã de domingo, dia 9 de agosto, será sobretudo dedicada à promoção do concelho como destino turístico, estreando três novos vídeos promocionais: “Vale do Rossim”, “Gouveia – Um destino, vários caminhos” e “Fiquei em Gouveia” e período da tarde à revisitação da Super Especial Rally de Gouveia 2019, introduzida com a exibição prévia de um vídeo promocional do Museu da Miniatura Automóvel.

Posteriormente, será a vez de exibir pela primeira vez o vídeo “Fazemos Vinhos em Altitude” , dedicado à promoção dos “Vinhos de Altitude” de Gouveia e da sua região demarcada, Dão – Sub Região da Serra da Estrela, e do setor vitivinícola, considerado um dos setores mais emergentes do nosso concelho, e que conta com a narração de dois grande nomes da enologia do concelho e do país, Eng. Pedro Pereira e Eng. Paulo Nunes (enólogo do ano em 2017 e 2020).

Ainda no domingo, pelas 17h00, será apresentada o livro “Que nada se sabe”, de José Luís de Almeida Monteiro, prefaciado pelo ensaísta Miguel Real, que reúne alguns dos seus principais poemas publicados nas obras “Vozes e Silêncios”, “Navegadores do Olhar”, “A Erosão da Saudade” e “Memória do Corpo” e ainda um conjunto significativo de inéditos.

No dia 10, segunda-feira, às 11h00, celebra-se o feriado municipal com a transmissão da Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, que será antecedida, às 10h30, pela Saudação à Cidade da Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” e destaca-se, às 17h00, a apresentação da obra “Não Reclamados” do escritor gouveense de João Rebocho.

Às 22h00 irá decorrer o concerto “Orquestra Ligeira de Gouveia Convida”, com o cantor FF (Fernando Fernandes), que será um dos momentos altos da celebração do dia do Município e, provavelmente, desta edição das Festas do Senhor do Calvário.

O Espetáculo Piromusical às 00h00, seguido da rubrica Noites do Calvário – Dj Set, irão encerrar esta edição alternativa da “Maior Romaria das Beiras 2020”.

As Festas do Senhor do Calvário sempre foram um momento de encontro entre todos os gouveenses e de celebração da cultura, tradição e identidade e autenticidade da cidade e do concelho.

Nesta edição, fruto do contexto absolutamente excecional em que vivemos, terão que ser condicionadas e moldadas a uma realidade diferente. Terá, por isso, de existir uma aposta clara na inovação dos meios e das formas, com o objetivo de tentar reproduzir e preservar uma parte importante da sua essência. É precisamente isso que se pretende.

A rádio Antena Livre ao longo dos dias festivos vai ter diversas emissões especias, em parceria com a Gouveia TV.

Mais lidas