Entre 3 e 5 de Maio regressa a Gouveia o “Festival Gouveia Art Rock”, «o melhor Festival de Música Progressiva da Europa», define a organização. Certo é que os concertos agendados para o Teatro Cine de Gouveia já se encontram esgotados, mas há mais espetáculos «fora de portas».
No primeiro dia de festival, sexta-feira, decorre a cerimónia de abertura do Festival pelas 19 horas nos Paços do Concelho com a pianista da Estónia Kadri Voorand. Já no domingo, pelas 11 horas, vai realizar-se, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, um debate moderado por Thomas Olsson (da Universidade de Lund, Suécia), «com a participação de músicos e críticos presentes no festival». Nesse mesmo dia, pelas 17 horas, pode assistir a um recital do pianista norueguês Ketil Bjørnstad, na Igreja de São Pedro.
De recordar que o Teatro Cine de Gouveia vai receber vários espetáculos, todos eles já esgotados. No primeiro dia, a sexta feira vai subir a palco o trio norueguês Hedvig Mollestad e os ingleses Gryphon. Na noite de sabado vão ouvir-se os artistas Seven Impale, da Noruega, Iamthemorning, da Rússia e Inglaterra, Ketil Bjørnstad, também da Noruega, e Gong, da Inglaterra e Brasil. As atuações do Festival Art Rock no Teatro-Cine de Gouveia terminam no domingo, com a banda italiana Syndone, e com os ingleses David Cross Bande e Steve Hogarth.
O Gouveia Art Rock é uma organização do Município de Gouveia, em parceria com a Orquestra Ligeira de Gouveia, e «transformou-se, nos últimos anos, num Festival de referência da música progressiva à escala mundial».