Antena Livre

FIM Trial das Nações em Gouveia de 17 a 19 de setembro em Gouveia

No fim de semana de 17 a 19 de setembro a cidade de Gouveia volta a receber a elite mundial do Trial, para uma das mais históricas competições de seleções da Federação Internacional de Motociclismo, o FIM Trial das Nações. Disputada, oficialmente, desde 1985, esta competição será realizada, apenas, pela segunda vez em Portugal e em estreia absoluta em Gouveia, cidade que já se tornou uma etapa emblemática do Campeonato do Mundo de Trial (TrialGP) e que volta a receber este ano, desta vez em paralelo com o Trial das Nações, em sequência da recente anulação da ronda britânica do Mundial.

Gouveia deveria ter albergado o Trial das Nações no ano passado, mas a edição foi adiada para 2021 devido às contingências da pandemia mundial. Agora, a organização a cargo do clube Talentos Objetivos e do Município de Gouveia, com a colaboração do Peña Moteros Val Miñor, também terá a responsabilidade de organizar a derradeira ronda dos Mundiais de TrialGP e Trial 2, num total de seis competições distintas no mesmo fim de semana: Trial das Nações masculino e feminino, TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women. Para isso, a organização delineou uma prova totalmente disputada no centro da cidade de Gouveia, aproveitando um anfiteatro natural com condições únicas para a modalidade, além de garantir rigorosas medidas de segurança sanitária.

Com o paddock instalado no espaço da Central de Camionagem, os concorrentes terão pela frente um percurso com 5,8 quilómetros de extensão, que começa no Parque da Ribeira, uma zona exemplarmente requalificada pela autarquia de Gouveia e que, nas recentes edições do Mundial de Trial, proporcionou imagens de grande espetacularidade para o público, com obstáculos de elevado grau de dificuldade ao longo do curso de água.

Depois do Parque da Ribeira, os pilotos seguem para a zona da antiga oficina dos Correias, onde encontrarão um tipo de piso diferenciado, seguindo-se a Mata da Cerca e o regresso à Central de Camionagem.

Um percurso exigente e diversificado, que inclui um total de 15 zonas para as seleções do FIM Trial das Nações (masculino e feminino), e 12 zonas para os concorrentes do TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women. Cada prova incluirá duas voltas ao percurso.

O dia de sexta-feira, 17 de setembro, estará reservado às verificações técnicas e administrativas e às primeiras sessões de treinos. No sábado, disputam-se as provas das categorias do Campeonato do Mundo FIM de Trial. Por sua vez, o dia de domingo será totalmente dedicado ao FIM Trial das Nações, onde as maiores potências do Trial vão discutir os títulos mundiais de seleções masculinas e femininas, com cerca de duas dezenas de países representados. Entre eles, claro, as seleções de Portugal, que vão tentar aproveitar o ‘fator casa’ em Gouveia. Em perspetiva, um fim de semana em cheio para os adeptos do motociclismo e não só.