Fornos de Algodres é o município com menos perdas de água

14 Fev 2023 | Notícias

Dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e que efetuam a gestão da água “em baixa”, Fornos de Algodres é o que menos água perde.

A afirmação é confirmada pelo Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal , emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, e que caracteriza o setor da água no período referente ao ano de 2021.
O documento inclui a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, benchmarking do desempenho das entidades gestoras, monitorização legal e contratual e enquadramento económico-financeiro do setor.

O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal corrobora a informação divulgada pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, constando que, no que diz respeito ao indicador da “Água não faturada (%)”, apesar do ligeiro aumento face a 2020, esta autarquia ainda apresenta o melhor indicador da área de intervenção da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, dentro dos Municípios que fazem a gestão da água em “baixa”.

Em 2021 a percentagem de água não faturada do Município de Fornos de Algodres foi de 37,4%, e comparando-o com o ano de referência (2017), conclui-se que houve uma redução de 13,7% de água não faturada.

Segundo a autarquia Fornense, esta redução equivale a uma recuperação de 86.259 m3 de água, o que representa “uma recuperação de, aproximadamente, 47.968€, em perdas económicas”.

Dos quinze municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, apenas cinco não fazem a própria gestão da água em baixa, especificamente, as autarquias da Covilhã, Fundão, Gouveia, Seia e Trancoso, não havendo dados sobre este indicador no RASARP.

Dos restantes 10 municípios, Almeida é o segundo com menor percentagem de água não faturada (38,2%), seguida da Guarda (41,6%), Mêda (49,4%), Figueira de Castelo Rodrigo (52,1%), Manteigas (52,7%), Pinhel (54,9%), Celorico da Beira (55,6%), Belmonte (65,4%) e Sabugal (71,8%).

Partilhar: