Não é só em Lisboa que se faz sentir o impacto da Jornada Mundial da Juventude. Em Gouveia, já há movimentações para preparar a chegada de perto de 200 jovens.
E poderão ser ainda mais jovens, com destino a Gouveia, revela Jorge Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia. “As jornadas não são só Lisboa. E estamos na expectativa de receber mais jovens, nos chamados ‘Dias na Diocese’. A diocese da Guarda tem a expectativa de, na semana anterior às jornadas, receber cerca de 1.500 jovens e Gouveia também já foi contactada. É um número bastante apreciável. Sei que já estão em articulação com o Seminário de Gouveia e da parte do município manifestámos toda a disponibilidade para receber os jovens”, garante o autarca Gouveense.
Sobre o número de jovens previstos em Gouveia, Jorge Ferreira sublinha que “podem ir até aos 200. O município disponibilizou-se para receber entre 70 a 100 jovens, nos ‘Dias da Diocese’. No seminário já não teremos mais capacidade, mas temos outras alternativas, não com tanta capacidade, mas temos. Estamos no verão, temos espaços onde podem acampar, a questão do custo é sempre ponderada e os jovens, o dinheiro não abunda e nós temos de colaborar”, afirma.
Além do alojamento e alimentação, o município de Gouveia está a preparar uma série de atividades que possam dinamizar a passagem por Gouveia.