O Município de Seia vai realizar, no próximo sábado, mais uma edição do Passeio Expedicionário à Serra da Estrela, este ano sob o lema “Vamos aos Cântaros”.
A iniciativa propõe um regresso a alguns dos locais emblemáticos visitados durante a histórica Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa. O ponto de partida será na Torre, seguindo-se um percurso de cerca de oito quilómetros pelo planalto superior da serra.
A caminhada será acompanhada por Helena Gonçalves Pinto, historiadora e autora do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, publicado pela autarquia em 2022. Ao longo do trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos locais de elevado valor natural e patrimonial, como o Covão das Quelhas, Covão de Alva, Covão da Estrela, Covão da Azenha, Covão do Boi e os imponentes Cântaros.
A organização da atividade está a cargo da Câmara Municipal de Seia, com o apoio técnico do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e da referida investigadora. A caminhada será também uma viagem no tempo, com destaque para episódios e curiosidades da expedição pioneira que, há 143 anos, deu a conhecer as várias dimensões da serra — geográfica, climática, orográfica, antropológica, etnográfica, arqueológica e médica.
Resultado do trabalho conjunto de prestigiados académicos e investigadores, a expedição de 1881 marcou profundamente a história da ciência em Portugal, deixando um valioso legado que continua a inspirar novos estudos e a alimentar o fascínio por esta região única.
A participação na caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia através da plataforma VisitSeia.


