Com a chegada do verão é fundamental estarmos preparados para enfrentar as altas temperaturas e proteger-nos do calor. Deixamos algumas formas refrescantes de manter-se protegido e desfrutar desta estação tão agradável, se for vivida com segurança.
A hidratação é a chave para uma saúde de “aço” com a chegada do calor. A primeira e mais importante forma de proteger-se do calor é manter-se devidamente hidratado. Beba água regularmente ao longo do dia, evitando bebidas com excesso de açúcar ou álcool, que podem levar à desidratação.
O uso de roupas leves é uma “fonte” de sucesso para sobreviver ao calor. Peças soltas e de tecidos respiráveis, como o algodão ou o linho são a melhor opção. Evite materiais sintéticos, como o poliéster, que podem reter o calor. Use chapéus e óculos de sol para proteger o rosto e os olhos dos perigos dos raios solares.
Não passe tempo de mais em contacto direto com o sol. Sempre que possível procure uma sombra. Durante os períodos de maior exposição solar, esteja em locais sombreados, como parques com árvores. Essa medida simples ajudará a reduzir a exposição direta aos raios solares intensos, evitando o risco de insolação. O período entre as 10h00 e as 16h00 é quando há uma maior quantidade de raios ultra violeta que são os principais responsáveis pelo cancro da pele.
Por falar em pele, se de facto se preocupa com ela, o uso de protetor solar é fundamental. Todos os dias! A utilização deste aliado é essencial para a sua saúde, para proteger a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta. Escolha um protetor com fator de proteção solar de no mínimo 30FPS. Aplique cerca de 2mg de produto por cm2 da pele, o equivalente a uma colher de colher de sobremesa por cada área do corpo, reaplicando a cada duas horas. Lembre-se que ao usar menos dessa quantidade, o nível de proteção desce consideravelmente para valores quase nulos.
Outro aliado de uma pele saudável são as águas termais. O maior órgão do corpo humano odeia calor e salpicar uma quantidade generosa de uma refrescante água termal na pele, quando esta estiver demasiado quente, é uma atitude bastante inteligente. Se tem problemas de pele como rosácea, tenha especial atenção a esta dica.
Dentro de espaços fechados procure por ventilação adequada. Mantenha a sua casa ou local de trabalho sempre bem arejado. Utilize ventoinhas ou ar condicionados para promover a circulação de ar e reduzir a sensação de calor. Lembre-se de limpar regularmente os filtros para garantir uma melhor qualidade do ar.
Evite atividades físicas intensas. Nos dias mais quentes evite exercícios físicos intensos ao ar livre durante os horários de maior calor. Opte por atividades em espaços climatizados ou escolha os horários mais frescos, como no início da manhã ou o final da tarde. Recordamos que para uma boa noite de sono, não é aconselhado fazer exercício em excesso perto da hora de dormir.
Por fim, tenha como base uma alimentação refrescante. Aprecie os alimentos leves que são populares durante o verão. Consuma frutas frescas, vegetais de folhas verdes, gelados de fruta e alimentos ricos em água, como o pepino e a melancia.
Acima de tudo lembre-se de estar sempre atento a algum sinal de sobreaquecimento. Se sentir tonturas, fadiga extrema, náuseas e dores de cabeça procure de imediato um local mais fresco e beba água para se reidratar. Em casos graves, procure assistência médica, imediatamente!