Antena Livre

Prémio Município Amigo da Família entregue a Gouveia

O município de Gouveia irá ser agraciado, no próximo dia 21 de novembro, em Coimbra, com o prémio de município amigo da família, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis , por adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

Apenas setenta autarquias a nível nacional foram distinguidas com este galardão , entre as quais Gouveia, Guarda, Pinhel, Seia e Oliveira do Hospital.

No entanto, apenas sete das autarquias distinguidas irão receber uma “bandeira com palma”, galardão especial pelo de facto de, há 10 anos consecutivos, ou seja, desde o inicio da atribuição deste prémio, terem sido distinguidas com este galardão, são elas: os municípios de Gouveia, Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Real de Santo António e Vila Real. Guarda, Pinhel, Seia, Viseu e Vila Nova de Foz Côa.

A distinção justifica-se pelo facto de estas câmaras terem sido “absolutamente inovadoras quando iniciaram as práticas de apoio às famílias», como «os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas que, à época eram verdadeiramente pioneiras».

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Mais Lidas

Mais lidas