António José Seguro foi o candidato mais votado no distrito da Guarda nesta primeira volta das eleições presidenciais, garantindo a vitória com 35,91% dos votos. O antigo secretário-geral do PS superou André Ventura e venceu em todos os concelhos da região.
No total, António José Seguro recolheu a preferência de mais de 27 mil eleitores no distrito. Esta votação permitiu-lhe manter uma distância confortável sobre o segundo classificado, André Ventura, que se ficou pelos 24,72%.
Luís Marques Mendes fechou o pódio na Guarda. O antigo líder do PSD foi a escolha de 13,74% dos votantes. Logo atrás, com resultados muito próximos, ficaram o Almirante Gouveia e Melo, com 11,66%, e João Cotrim de Figueiredo, que alcançou os 10,47%.
Nos resultados mais residuais, Catarina Martins obteve 1,34%, seguida por Manuel João Vieira (0,73%), António Filipe (0,63%) e Jorge Pinto (0,47%). André Pestana (0,23%) e Humberto Correia (0,10%) foram os candidatos menos votados.
A abstenção e os votos inválidos também marcaram o ato eleitoral, com 2,30% dos boletins a serem contabilizados como brancos ou nulos.
Em termos de geografia eleitoral, a vitória de Seguro foi transversal a todo o território. Embora André Ventura tenha estado perto de vencer em Figueira de Castelo Rodrigo, António José Seguro conseguiu ganhar em todos os concelhos do distrito da Guarda.


