Antena Livre

PSP da Guarda realiza ação de recolha ou regularização de armas

O Comando Distrital da PSP da Guarda vai realizar em Seia, na próxima sexta feira, através do Núcleo de Armas e Explosivos, uma ação de atendimento de proximidade em matéria de armas. A ação vai ter lugar no Largo da Câmara, das 14h às 19h.

Esta iniciativa vai decorrer em vários pontos do distrito e visa auxiliar os cidadãos que residam mais distantes da capital de distrito e que pela sua idade ou mobilidade reduzida têm dificuldades em se deslocar às instalações policiais para procederem à legalização de armas.

Até 23 de junho, extraordinariamente, é possível a entrega voluntária ou regularização da posse de armas ilegais sem sancionamento (criminal ou contraordenacional), pelo que a PSP incentiva todas as pessoas que detenham armas sem manifesto que aproveitem esta oportunidade para as legalizar.

Quem não pretenda legalizar as armas de fogo, pode fazer a entrega a favor do Estado ou em alternativa, não tendo licença de uso e porte de arma, podem optar pela desativação das armas;

Neste mesmo período há ainda a possibilidade de regularizar os licenciamentos, sem que haja a aplicação de coima, nomeadamente para quem deixou caducar a licença ou para quem, recebendo a herança, não comunicou a existência das armas após o falecimento do familiar proprietário da arma;

Para todos aqueles que possuem armas legalizadas e já não fazem uso delas e as queiram entregar a favor do Estado ou proceder à sua venda ou desativação, a PSP aconselha a aproveitarem a presença da Unidade Móvel de Atendimento nas localidades abaixo indicadas, para regularizarem todas as questões relacionadas com o licenciamento.

O Comando Distrital da PSP da Guarda estará sempre disponível para auxiliar os cidadãos na resolução de problemas e apela à regularização da posse de qualquer arma, principalmente neste contexto especial que decorre até 23 de junho.