Ribau Esteves foi eleito, na segunda-feira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, num ato eleitoral onde se apresentou como candidato único na sequência de um acordo entre o PS e o PSD.
O antigo presidente das câmaras municipais de Aveiro e de Ílhavo sucede no cargo a Isabel Damasceno e cumprirá um mandato de quatro anos à frente do instituto público.
A tomada de posse do novo presidente deverá acontecer “na última semana de janeiro”. Após formalizar a entrada em funções, Ribau Esteves garante que o primeiro passo será reunir a equipa para iniciar os trabalhos.
O objetivo assumido pelo novo líder é começar o mandato “com grande empenho, vontade de trabalhar e de acrescentar valor à região Centro e, obviamente, a Portugal”.
Na mesma sessão eleitoral, foi também escolhido o vice-presidente da CCDR do Centro. O eleito foi Nuno Nascimento Almeida, atual vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e antigo chefe de gabinete do ex-autarca de Viseu, Almeida Henriques.
A estrutura de liderança contará ainda com outro vice-presidente escolhido pelos conselhos regionais. O candidato a este cargo é Jorge Conde, antigo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.
Adicionalmente, cada CCDR integrará mais cinco vice-presidentes nomeados diretamente pelo Governo. Estes responsáveis ficarão com as pastas da educação, saúde, cultura, ambiente e agricultura.
As CCDR são institutos públicos com autonomia administrativa e financeira, responsáveis por executar políticas de desenvolvimento regional e promover a coesão territorial.


