Seia acolhe 20 jovens voluntários para proteger a natureza e as florestas

27 Mai 2025 | Notícias

De 7 a 25 de julho, o concelho de Seia vai receber 20 jovens no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A iniciativa, dinamizada pela autarquia, visa envolver os mais novos em ações de proteção ambiental, com destaque para a vigilância, limpeza e manutenção de espaços florestais.

Dirigido a jovens entre os 14 e os 18 anos, o projeto resulta de uma candidatura submetida pelo Município de Seia e pretende fomentar o espírito de cidadania ativa e responsabilidade ecológica entre os participantes.

Durante o período do programa, os voluntários irão desempenhar diversas tarefas, como vigilância a pé ou de bicicleta em zonas previamente definidas, limpeza das margens do rio Seia e manutenção dos pontos de água destinados à Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

As atividades decorrem diariamente entre as 9h00 e as 14h00, totalizando cinco horas por dia. Em troca do seu contributo, cada participante receberá uma bolsa diária no valor de 13 euros, bem como equipamento de proteção individual e seguro de acidentes pessoais.

As inscrições podem ser realizadas até cinco dias antes do início do projeto, ou durante o mesmo — caso existam vagas —, através do portal do IPDJ.

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas tem como principal objetivo sensibilizar os jovens e a comunidade em geral para a importância da preservação da natureza, das florestas e dos ecossistemas, promovendo também ações de prevenção contra incêndios florestais e outras ameaças ambientais.

Partilhar: